O CULTO A DEUS, A QUEM ADORAMOS E LOUVAMOS

 LEIA A BÍBLIA TODA EM UM ANO - Estabeleça esta meta na sua vida, promovendo a leitura de toda a Bíblia no período de um ano. Você verá o quanto isto será enriquecedor em sua vida. Existem planos de leitura da Bíblia disponíveis, por exemplo, na página da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

TODO DIA É TEMPO DE LER A BÍBLIA - Nós devemos ler a Bíblia todos os dias pois isto é agradável a Deus, faz bem à mente, ao coração e ao espírito e nos dá sabedoria, discernimento, alegria e esperança. Leia sempre com reverência à Palavra do Senhor, pedindo antes ao Espírito Santo que ilumine o seu entendimento. Você já leu a Bíblia hoje?

LEITURA CONJUNTA DA BÍBLIA - Sempre que você puder, reuna amigos, vizinhos e parentes para a leitura da Bíblia. Você estará reforçando seus laços familiares, de relacionamento com seus amigos e de convivência com seus vizinhos. Nunca esqueça de orar antes e depois da leitura. Convide outras pessoas, principalmente não crentes, para participarem desse momento sublime.

PARTICIPE DO ESTUDO BÍBLICO NA IGREJA - Está é uma grande oportunidade de aprender mais sobre a Palavra de Deus, o Cristianismo, o Protestantismo, a nossa denominação e outros assuntos de nosso interesse, além de podermos esclarecer dúvidas com quem dirige o Estudo. O Estudo Bíblico fortalece os nossos conhecimentos e nos deixa mais aptos à Evangelização e ao Discipulado.

ESCOLA DOMINICAL É PARA EDIFICAR - Como é bom participar da Escola Bíblica Dominical, com os Professores atuando em classes separadas por faixa etária (crianças, jovens e adultos). Na EBD temos oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos acerca da Palavra de Deus. Prepare-se para a Escola Dominical lendo previamente, em casa, a lição que será abordada no domingo. Assim, você compreenderá melhor a aula e poderá contribuir com os seus entendimentos.  

CULTO INDIVIDUAL - Este é o ato em que o crente entra em íntima comunhão pessoal com Deus. A Leitura da Palavra de Deus, a meditação e a oração fazem parte deste momento importante nas nossas vidas. Este é o momento sublime em que nos vemos a sós com o Senhor, a Ele tudo dizemos e Dele tudo buscamos, com fé e perseverança, com amor e gratidão, pela mediação de nosso Senhor Jesus Cristo, na iluminação e inspiração do Espírito Santo. O Culto Individual deve ser feito em local tranquilo para que você não tenha qualquer interferência externa.

CULTO DOMÉSTICO - É o ato pelo qual os membros de uma família crente se reúnem em dia e hora adequada a todos, para leitura da Palavra de Deus, meditação, oração e cântico de louvor. Todo crente deve estabelecer o Culto Doméstico em sua casa, unindo a família em torno da Bíblia, crescendo espiritualmente e contribuindo para a formação cristã de seus filhos. Procure, a partir do núcleo central de sua família, agregar outros parentes que possam participar do Culto Doméstico, principalmente aqueles que ainda não entregaram suas vidas a Jesus.

CULTO PÚBLICO - O Culto Público é o ato religioso através do qual o povo de Deus, na igreja ou em outro local apropriado, adora o Senhor, entrando em comunhão com Ele, fazendo-lhe confissão de pecados e buscando, pela mediação de Jesus Cristo, o perdão, a santificação da vida e o crescimento espiritual. É ocasião oportuna para proclamação da mensagem redentora do evangelho de Cristo e para doutrinação e congraçamento dos crentes. O Culto Público consta, ordinariamente, de leitura da Palavra de Deus, pregação, cânticos sagrados, orações e ofertas. A ministração dos sacramentos (Batismo e Ceia do Senhor) quando realizado no Culto Público, faz parte dele. Estando na congregação, os irmãos unidos pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo, fortalecem o seu amor uns com os outros, tomam ciência das atividades da igreja e são abençoados coletivamente.

REUNIÃO DE ORAÇÃO - Este é o momento que temos para, juntos, intercedermos por nossos irmãos e por todos que precisam das graças de Deus ou querem agradecer bênçãos recebidas. Participe deste momento, alegrando-se com os que se alegram e chorando com os que choram. Estas reuniões podem ocorrer na igreja ou na casa dos irmãos (células de oração).

ORAÇÃO INDIVIDUAL - A Oração Individual pode ser realizada em qualquer lugar e a qualquer momento, sendo um ato de falar com Deus, ouvir o seu tocar em nossos corações, agradecer por uma bênção que acabamos de receber ou elevarmos a ele o nosso pedido por um livramento ou por uma necessidade imediata. Não precisamos estar em um lugar especial para orarmos a Deus. Também não precisamos estar de olhos fechados ou de joelhos. Deus é o nosso Pai amado e ele nos ouve independente das circunstâncias, pela mediação de seu filho Jesus Cristo.  

  
CRESCIMENTO CRISTÃO - Além de orar, ler e estudar a Bíblia, participar dos cultos, dos dízimos e ofertas, ouvir atentamente as pregações e adorar e louvar o Senhor, o crente deve se envolver intensamente com as coisas da sua Igreja, participar da Escola Dominical, das Reuniões de oração, das Sociedades Internas, das Comissões e dos Departamentos, cantar no Coral, apoiar o trabalho missionário, estar sempre pronto a colaborar com as atividades internas e externas da Igreja e com ações de ajuda física e amparo espititual aos necessitados, dentro de suas possibilidades e de seus dons dados por Deus. O crente deve também ocupar parte do seu tempo de lazer com filmes e leituras edificadoras, com passeios e atividades culturais e esportivas salutares e que sejam do agrado de Deus.

PARECER COM JESUS - Este deve ser o objetivo, o alvo, de todo crente, buscando sempre realizar as suas ações de acordo com os ensinamentos de nosso Senhor Jesus Cristo. O comportamento do crente, sua atitude perante os outros, seus exemplos, sua vida, devem ser fundamentados naquilo que Jesus nos ensinou. Somente assim poderá buscar a santificação da vida e o crescimento espiritual. Quando tiver alguma dúvida, faça a si mesmo(a) a seguinte pergunta: Jesus faria isso?

DAR TESTEMUNHO - O crente deve por sua boca e por seus atos dar testemunho permanente de Deus, da graça salvadora de Jesus Cristo e da presença do Espírito Santo em sua vida. O Testemunho deve ser sempre parte imprescindível da vida do cristão evangélico de qualquer denominação. 

Fonte: Este texto foi fundamentado e complementado com base em diferentes escritos, notadamente a partir do Manual Presbiteriano.