BÍBLIA - O LIVRO SAGRADO DOS CRISTÃOS

A palavra Bíblia é de origem grega, e está na forma singular. O seu sentido, porém, é plural e significa, literalmente, livros.

A Bíblia não é um só livro e sim uma coleção de livros em um só volume.  

A Bíblia está dividida em dois testamentos, palavra que vem do latim e significa pacto ou aliança.

O Antigo Testamento é a antiga aliança estabelecida por Deus antes de Cristo e é composta de 39 livros.

O Novo Testamento é a nova aliança que Deus estabeleceu depois de Cristo e é constituída de 27 livros.

Assim, a Bíblia tem ao todo 66 livros e foi escrita por aproximadamente 36 autores e por durante aproximadamente 16 séculos.

COMO FOI ESCRITA

A Linguagem da Bíblia é humana mas os seus ensinamentos são divinos, tendo sido escrita em linguagem popular. Apresenta vários gêneros literários e preserva as características de cada escritor.

Os escritores da Bíblia foram servos de Deus, por Ele chamados especialmente para o exercício dessa tarefa de registrar a sua revelação.

A Biblia como Palavra de Deus compreende três aspectos que a distingue de qualquer outro livro: A Revelação, a Inspiração e a Iluminação.

A REVELAÇÃO

É o ato pelo qual Deus se deu a conhecer ao homem, e pelo qual manifestou o seu plano salvador à criatura. 

Se Deus não houvesse tomado a iniciatica de revelar-se ao homem, ele, por si mesmo jamais chegaria a conhecê-lo.

"Havendo Deus outrora falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais pelos profetas, nestes últimos dias falou-nos pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também fez o mundo" (Hebreus 1.1,2).

A INSPIRAÇÃO

É o ato pelo qual Deus, mediante o Espírito Santo, influenciou e guiou os escritores sagrados para que registrassem fielmente os atos e as palavras de seu plano de salvação.

A Bíblia é inspirada num sentido único e divino, e não no sentido literário e poético.

"Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra" (2 Timóteo 3.16,17).

A ILUMINAÇÃO

Por meio da Iluminação, Deus, pela ação do Espírito Santo, esclarece os leitores da Bíblia capacitando-os a compreender a verdade salvadora revelada.

Uma das funções do Espírito Santo é ensinar o crente e sem a iluminação, o homem jamais chegaria a conhecer a verdade revelada.

O Espírito santo não só atua sobre a nossa inteligência, ajudando-nos a compreender, mas também sobre a nossa vontade, ajudando-nos a obedecer aos ensinamentos de Deus.

"Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar tudo o que vos tenho dito" (João 14.26). 

A LEITURA DA BÍBLIA

Sustentamos que a leitura da Bíblia é fator seguro para se avaliar a vida espiritual do crente.

Sua leitura regular e metódica, de preferência diária, deve ser feita com atenção e reverência, e sempre precedida por oração.

A SUFICIÊNCIA DA BÍBLIA

As igrejas evangélicas sustentam que "a Bíblia é a regra única e infalível de fé e prática" do cristão.

Isto significa que nela encontramos toda a orientação, tanto para a nossa fé, quanto para a nossa conduta.

É a base da doutrina e da vida do crente.

É o padrão único e suficiente do que cremos e praticamos.

Fonte: Iniciação Doutrinária - Volume 1 - Doutrinas Básicas da Fé Cristã - Doutrinas Básicas I - Américo J. Ribeiro - LPC Comunicações.